10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva discute competitividade no setor automotivo brasileiro

O papel da qualidade como fator essencial para a competitividade do setor automotivo nacional será o foco do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, marcado para o dia 10 de outubro no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). O evento, organizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), é reconhecido como um dos mais relevantes na área e já está com as inscrições abertas no site oficial.

Este ano, o fórum irá abordar o tema “O Papel da Qualidade na Melhoria da Competitividade do Setor Automotivo Nacional”. Autoridades e executivos de grandes empresas e entidades do setor automotivo nacional discutirão como a qualidade pode enfrentar os desafios contemporâneos, como descarbonização, transformação digital, complexidade tecnológica, gestão de fornecedores, experiência do cliente, escassez de mão de obra qualificada e acesso a peças e componentes.

“Selecionamos anualmente temas que refletem as realidades e desafios do setor automotivo,” afirma Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA. “Estamos diante de um cenário desafiador, mas repleto de oportunidades. Vamos explorar juntos como a qualidade, apoiada pelas pessoas, pode se tornar um diferencial estratégico em um mercado tão competitivo.”

A programação do evento inclui três palestras e três painéis dedicados a aspectos cruciais do tema central. Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC, é uma das palestrantes confirmadas, trazendo uma palestra magna sobre o Programa Mover.

Entre os representantes de entidades de peso que participarão do fórum estão Márcio de Lima, presidente da Anfavea; Claudio Sahad, presidente do Sindipeças; e Antonio Fiola, presidente do Sindirepa. Alexandre Xavier, superintendente do IQA, reforça a importância da participação: “Teremos a presença de diversos representantes de entidades e empresas, e estamos confiantes de que esta edição proporcionará insights valiosos sobre o papel estratégico da qualidade no setor automotivo.”

O 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva conta com o apoio de patrocinadores importantes, como ElringKlinger (patrocínio ouro), Umicore Brasil (patrocínio prata) e Bosch (patrocínio bronze). Durante o evento, também ocorrerá a premiação da 4ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva, que reconhecerá os melhores projetos nas categorias de Jornalismo, Inovação e Novas Tecnologias, e Processos Produtivos. Mais detalhes estão disponíveis nos sites dos eventos.