Espanha inicia testes com a autenticação SERMI para que as oficinas acessem o sistema de segurança anti roubo dos veículos

Esta certificação permitirá às oficinas espanholas aceder a informação relacionada com a segurança anti-roubo dos veículos.

 

A CETRAA, Confederação Espanhola de Oficinas, iniciou uma série de testes piloto com diversas oficinas em todo o território nacional, com os quais está sendo simulado e verificado o bom desenvolvimento do processo de aquisição da Certificação SERMI. 

Isto permitirá às oficinas homologadas e, se for caso disso, aos seus funcionários autorizados, o acesso durante cinco anos a toda a informação relativa aos sistemas anti-roubo de veículos, para todas as marcas. Após esse período, as oficinas deverão renovar a certificação.

As oficinas do CETRAA que participam desses testes pilotos estão coletando documentação que simula o processo de acreditação. Posteriormente, esta documentação é enviada a um Organismo de Avaliação da Conformidade – entidades certificadoras que por sua vez são acreditadas pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação em Espanha) – dos vários com os quais a Confederação trabalha. Posteriormente, a documentação é transferida para o European Trust Center, de onde é emitido um Certificado SERMI de teste para cada pessoa que o workshop pretende autorizar.

Com estes testes-piloto, a Confederação procura supervisionar, tanto quanto possível, o processo de obtenção das Certificações SERMI, cuja entrada em vigor será, em princípio, no dia 1 de agosto, salvo se a União Europeia anunciar algum tipo de modificação ou moratória. .

Dadas as dúvidas transferidas pelas oficinas para as respectivas associações provinciais, o CETRAA quer salientar que a ENAC não é a entidade a quem a oficina deve contatar para ser certificada, uma vez que a sua função é credenciar os Organismos de Avaliação da Conformidade.

Depois de credenciado no SERMI, já tenho tudo?

O SERMI é essencial para o acesso à informação antirroubo e coexistirá com o processo exigido por cada marca/fabricante para efetuar login e aceder, através dos seus sites, aos recursos necessários do seu sistema (e respetivo pagamento).

Assim, no CETRAA recomendamos que a oficina, antes de tomar uma decisão, avalie os preços publicados nos sites das marcas/fabricantes e os seus dados de negócio como: marcas com mais inscrições, serviços mais procurados, serviços mais subcontratados ao SO, etc.

O que são “Informações Antifurto ou Informações de Manutenção e Reparo Relacionadas à Segurança” (IRM Relacionadas à Segurança)?

A norma o define como “informações, software, funções e serviços necessários para reparar e manter os recursos incluídos em um veículo pelo fabricante para evitar que o veículo seja roubado ou dirigido sem permissão e para permitir o rastreamento e recuperação do veículo ”.

O “Esquema SERMI” inclui os exemplos:

  • atualizar um software funcionalmente consistente com funções para evitar que o veículo seja roubado ou dirigido.
  • Compre peças que evitem que o veículo seja roubado ou rebocado ou que possam ser usadas por pessoas não autorizadas para dar uma nova identidade ao veículo.

A comunicação entre o workshop e a sua associação é novamente crucial para garantir que esta definição não seja interpretada de forma ampla. Tal como prevê o regime SERMI: Os fabricantes “ devem conceber estas características de forma a não tornarem ineficaz o direito dos operadores independentes de acederem a informações sobre reparação e manutenção de características que não estão relacionadas com a segurança” .

Fonte: CETRAA

 

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