Reparação de veículos, após adotar o Catálogo Eletrônico de autopeças Fraga como padrão para o setor, agora faz o piloto com o comércio eletrônico Peça Aí

Diante do sucesso e a facilidade e o alcance que o catálogo eletrônico FRAGA proporcionou ao setor da reparação de veículos nas autopeças do canal independente, o que possibilitou por unanimidade das 18 entidades estaduais adotarem o mesmo como o catálogo oficial da indústria da reparação de veículos, agora chegou a vez do comércio eletrônico.

Diante da fragilidade e o descaso do comércio eletrônico conhecido como marketplace a exemplo de Mercado Livre, que não atendem ou respeitam as legislações que são impostas as oficinas mecânicas e comercializam livremente autopeças que não atendem os requisitos da qualidade impostas pelo INMETRO.

Uma plataforma aberta onde chega ao dono do carro sem qualquer orientação é uma verdadeira loucura ! comercializar itens que dependem de ferramentas especiais, comercializar produtos que estão sujeitos a logística reversa sem entender a complexidade e investimentos necessários é no mínimo criminoso, exemplo: óleo lubrificante, baterias, pneus;  e a insanidade não para por aí, itens relacionados a higienização do sistema de ar condicionado que podem explodir na pessoa que está a manuseando sem a devida carga horária de capacitação coloca esta pessoa em risco de vida, isto sem contar os veículos híbridos e elétricos que já começam a chegar nas oficinas sem se quer contar com uma norma técnica ou legislação, tudo isto é altamente perigoso ao consumidor leigo.

O Brasil não possui a cultura do “faça você mesmo” e mesmo se tivesse já não entenderia nada quando abrisse o capuz do motor, portanto, manutenção é na oficina e a comercialização aberta de peças de determinada natureza não são viáveis pois causam confusão, risco e estimulam o comércio cinza onde o crime organizado se beneficia deste novo canal digital.

Por isto orientamos que as oficinas até tem maiores condições de verificar uma peça comprada neste tipo de canal digital, mas o futuro estará nas plataformas B2B e não nas plataformas abertas.

O setor da reparação de veículos analisando a alguns anos estes movimentos  está em fase piloto com o comércio eletrônico PEÇA AÍ, plataforma que respeita a cadeia de valor física, ou seja, é contemplada com a rede de distribuidores e varejistas brasileiros que entendem nosso mercado e que são parceiros a anos das oficinas, ou seja, o B2B (business to business) inteligente que vem atender eletronicamente o setor, além de fortalecer nosso canal de abastecimento e diminuir abruptamente a comercialização de autopeças duvidosas, aumentando a segurança dos consumidores .

A plataforma PEÇA AÍ já é o maior estoque digital de autopeças do país com mais de 100 mil peças, com entrega em até 2 horas, preços 20% menores.

Estamos neste momento avaliando o funcionamento da ferramenta, acompanhando seu desempenho nas oficinas e a agregação de novos valores relacionados a crédito e acessibilidade com o sistema de ERP para oficinas ULTRACAR que na mesma direção vem se fortalecendo como a mais dedicada ferramenta de gestão de oficinas do país.

Fonte: Sindirepa SP