A indústria automobilística da UNIÃO EUROPÉIA enfrenta perdas de empregos à medida que a concorrência global se intensifica

Um apelo ao reforço do mercado único da UE

1. As diferenças na rentabilidade aumentam entre os setores

2. A criação líquida de empregos fica negativa no terceiro trimestre

3. A produção de veículos impulsiona o crescimento das importações

4. Diversificação de mercado para crescimento das exportações

5. Mercado chinês altamente competitivo, crucial para a inovação

Na sequência de anos marcados por perturbações na cadeia de abastecimento e outros desafios, um número crescente de fornecedores mostra fortes sinais de recuperação. Impulsionados pelo aumento da produção de veículos a nível mundial e na UE e por medidas estratégicas de redução de custos, muitos fornecedores estão a registar um ressurgimento da rentabilidade – uma condição essencial para a sua capacidade de investir. Aproximadamente um terço destes fornecedores navegam com sucesso no competitivo mercado chinês, ao mesmo tempo que abastecem os mercados locais e globais.

No entanto, as perspectivas da indústria são mistas, com mais de metade dos fornecedores ainda a braços com uma realidade menos otimista. Fatores como os persistentes desafios de rentabilidade, os volumes de produção mais baixos da UE em comparação com os níveis pré-pandemia e uma delicada posição europeia no vital mercado chinês mostram uma ameaça maior do que há apenas quatro anos. Apesar dos investimentos contínuos e dos esforços de criação de emprego por parte dos fornecedores do setor automóvel, as perdas de emprego começaram a ultrapassar a criação de emprego no último trimestre.

“Os desafios no mercado chinês levaram os fornecedores automóveis a encontrar novos mercados de exportação e muitos fornecedores recuperaram a sua rentabilidade para níveis mais sustentáveis. No entanto, o ambiente empresarial continua a ser difícil, com a criação de emprego e os investimentos no mercado da UE a ficarem aquém das expectativas”, diz Nils Poel – Chefe de Assuntos de Mercado da CLEPA.

1 – Diferenças no aumento da rentabilidade entre setores

Em 2022, 76% dos fornecedores registaram um nível de rentabilidade abaixo do que pode sustentar a capacidade de investimento a longo prazo. O cenário parece melhor este ano, com 44% operando em níveis mais saudáveis, incluindo 18% com lucros até superiores a 10%. Apesar deste avanço, 56% dos fornecedores ainda operam com nível de rentabilidade inferior a 5%. A rentabilidade operacional é um indicador crucial nos mercados de capitais. Empresas com rentabilidade operacional acima de 5% têm maior probabilidade de manter investimentos na transformação. Essencial, tendo em conta os mais de 20 bilhões de euros de investimento anual necessários apenas na transição para a mobilidade elétrica.

2 – Criação líquida de empregos fica negativa no terceiro trimestre

Nos primeiros nove meses de 2023, os fornecedores do setor automóvel geraram 9.040 empregos em toda a UE, ultrapassando ligeiramente os 5.750 empregos perdidos devido a reorganizações. No entanto, o terceiro trimestre testemunhou um ponto de virada, uma vez que a criação líquida de emprego se tornou negativa, com mais 3.900 empregos afetados por reorganizações – o ritmo mensal mais elevado de perda de emprego desde 2021.

Até agora, os fornecedores do setor automóvel criaram 53.850 empregos desde 2019, mas este efeito positivo é ofuscado pela perda de 96.870 empregos durante o mesmo período. As previsões de 2021 sugeriam uma criação líquida de 101.000 empregos até 2025, impulsionada pela eletrificação e por uma regulamentação Euro 7 mais rigorosa. No entanto, a realidade fica aquém das expectativas, com o atual crescimento do emprego a revelar uma lacuna significativa, especialmente no domínio dos VE, onde as projeções antecipavam 93.700 empregos – sublinhando claramente o desafio de cumprir os valores de referência de emprego esperados.

3 – Produção de veículos impulsiona crescimento de importações

Durante os primeiros seis meses de 2023, a UE testemunhou um aumento notável nas importações de componentes automóveis, totalizando 15,2 mil milhões de euros – um aumento impressionante de 10% em comparação com o ano anterior e um aumento substancial de 20% desde 2019. No entanto, a dinâmica no crescimento das importações sofreu uma desaceleração durante o segundo trimestre, marcando o terceiro trimestre consecutivo de desaceleração. Esta mudança pode ser atribuída, em parte, ao aumento da produção de veículos, um fator chave que influencia o panorama das importações. Olhando para o futuro, as previsões recentes sugerem um aumento potencial de 12,5% na produção de veículos na UE em 2023, em comparação com o ano anterior, destacando a dinâmica em evolução no setor automóvel.

“As exportações e os investimentos no estrangeiro continuam a ser cruciais para a indústria automóvel e o protecionismo regional não será a resposta para recuperar a vantagem competitiva da Europa. Os decisores políticos europeus deveriam, em vez disso, concentrar-se no reforço dos fatores que permitem às empresas da UE prosperar a nível mundial”, diz Benjamin Krieger – Secretário Geral da CLEPA.

4 – Diversificação de mercado para crescimento das exportações

As exportações dos fornecedores do setor automóvel da UE atingiram 28 bilhões de euros no primeiro semestre de 2023, um aumento de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior e um aumento de 8% desde 2019. Embora o excedente comercial permaneça praticamente estável em 12,8 bilhões de euros , abaixo dos 12,9 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, é evidente uma mudança notável na China.

As exportações para a China têm caído durante três trimestres consecutivos, caindo 16% nos primeiros seis meses de 2023 em comparação com 2022. Apesar desta recessão, o setor mostrou resiliência através de um forte crescimento nas exportações para o Reino Unido, EUA, México e Turquia – uma prova à capacidade do setor em garantir novos mercados.

5 – Mercado chinês altamente competitivo e crucial para a inovação

Num cenário global competitivo, 71% dos fornecedores estão a trabalhar ativamente para reduzir a sua dependência do mercado chinês, enquanto 29% procuram ativamente expandir as suas atividades. Esta mudança estratégica alinha-se com a realidade de que a China representa cerca de um terço do mercado automóvel, enquanto a produção europeia já não deverá recuperar para os volumes anteriores à COVID. Além disso, o mercado chinês é um mercado crucial para testar a inovação digital, tanto a nível do produto como da produção. A produção na China obriga os fornecedores a acelerar os seus ciclos de desenvolvimento de produtos e a melhorar a experiência do utilizador (por exemplo, aplicações digitais). Os 29% representam fornecedores reconhecidos como altamente competitivos no mercado chinês, especialmente aqueles no domínio dos componentes do trem de força EV. Várias empresas europeias estão a fornecer com sucesso a OEMs europeus e chineses, com estes últimos a contribuir com até 45% das encomendas destes fornecedores.

Fonte: CLEPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *